Doação DVDs










Doação DVDs



Livro DVD

Memórias em Movimento

Pelas iniciativas desenvolvidas em seus primeiros cinco anos de atuação, a Câmara Clara Instituto de Memória e Imagem recebeu o prêmio Pontos de Memória 2011, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).



O prêmio foi um reconhecimento ao conjunto de ações realizadas desde 2007, em três estados brasileiros, que já atingiram um público de mais de vinte mil pessoas, beneficiadas com ações e produtos culturais resultantes dos dezesseis projetos já desenvolvidos.

Atividades focadas no registro, preservação e difusão do patrimônio material - acervos fotográficos e documentais - e do patrimônio imaterial - memórias, saberes e artes do fazer de grupos sociais periféricos. As ações abrangeram desde a recuperação e organização de acervos, até realização de atividades de educação patrimonial, oficinas, entrevistas, exposições, produção e circulação de documentários, organização e publicação de livros, revistas, websites, artigos e comunicações em congressos.


 

Os Pontos de Memória representam, segundo o IBRAM, papel importante para atender os diferentes grupos sociais brasileiros que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus. Aí está uma afinidade com os princípios que inspiram o trabalho da Câmara Clara: todo grupo social é digno de ter suas memórias registradas e suas histórias transmitidas a outras gerações, com o reconhecimento de suas lembranças e respeito aos seus espaços de convivência. E um compromisso central é o retorno aos grupos envolvidos através dos registros de memória que protagonizaram.


 

Como iniciativa de Ponto de Memória a Câmara Clara organizou o Centro de Memória Musical da Lapa, em continuidade às pesquisas iniciadas em 2010 no projeto Memórias e Harmonias da Banda da Lapa.

Além de viabilizar a realização de novas atividades - como o registro fotográfico e audiovisual do Terno de Reis Amigos da Caieira da Barra do Sul -, a premiação permitiu sistematizar e difundir a metodologia de trabalho que tem sido aprimorada no instituto. A proposta integra pesquisas sobre temas da memória social com a difusão pública das fontes através dos meios audiovisuais, editoriais e informáticos, de modo a criar pontes entre os saberes de pessoas idosas, a educação pública e as novas gerações.



Página de fotos do Centro de Memória Musical da Lapa.
Acesse clicando aqui.

 

Foram três as principais realizações, como Ponto de Memória, entre 2012 e 2013:
1. organização do Centro de Memória Musical da Lapa e disponibilização na internet;
2. produção de documentário sobre uma manifestação musical do distrito do Ribeirão da Ilha, ao sul de Florianópolis (documentário Relíquias de um Terno de Reis);
3. organização, publicação e distribuição de Livro DVD para difusão pública do acervo e da metodologia de ação cultural da Câmara Clara.



No Livro DVD Memórias em Movimento, você acessa lembranças dos trabalhos realizados aqui, ali, acolá... Boa leitura!

Clique aqui para baixar o livro Memórias em Movimento em pdf.

Cineclubes, instituições museais, professores e escolas públicas podem solicitar gratuitamente uma versão impressa do Livro + DVD, mediante pagamento dos custos de envio. Para tanto, basta enviar um e-mail para contato@camaraclara.org.br, informando a instituição e a finalidade de uso do material.

 

 


Livro DVD
Memórias em Movimento

1ª edição. Daniel Choma e Tati Costa (organizadores).

Descrição: Livro de 76 páginas, capa dura, encadernação costurada, formato 14x21cm. Miolo: papel couché fosco 150 gr, 4x4 cores.

Inclui DVD de Vídeo com os documentários:
Relíquias de um Terno de Reis (2013, Full HD, 14 min)
Versos da ilha (2013, HD, 15 min)
Café passado agora (2010, DV, 14 min)
Pedra Grande Doc (2010, DV, 14 min)

Destinado à distribuição gratuita dirigida.

 

Ficha técnica
Memórias em Movimento

Ano de publicação: 2013.
Cidade: Florianópolis-SC.

Direção Editorial e Audiovisual: Daniel Choma
Direção de Pesquisa e Produção: Tati Costa
Textos: Tati Costa e Daniel Choma
Assessoria de Imprensa: Valéria Martins
Assistentes de Produção: Ellison Wilamil, Antonio Saliba, Wellinton Correa
Criação de arranjo Hino à Banda do Ribeirão: Hemersom Calandrini
Webdesign: André Betschart
Programação Web: William Cima
Produção: Câmara Clara - Instituto de Memória e Imagem
Apoio: Sociedade Musical e Recreativa Lapa
Realização:
Fundo Nacional de Cultura
Década do Patrimônio Museológico 2012-2022
Pontos de Memória
OEI - Organização dos Estados Iberoamericanos

IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
Ministério da Cultura - Governo Federal