Doação DVDs










Doação DVDs

 


Clique na imagem para baixar gratuitamente este livro.



Livro DVD
Memórias e harmonias
da Banda da Lapa

Mais de cem anos. Muita história. Fundada em 15 de agosto de 1896, no dia da festa da santa padroeira do Ribeirão da Ilha, bairro de Florianópolis-SC, a Banda da Lapa tem em sua trajetória muitas histórias de amor à música e à amizade. Histórias que contam sobre um tempo que vem de antes de nossos avós, mas que continuam sendo contadas, imaginadas, recriadas. Histórias que vão sendo vividas por pessoas mais jovens que nós.

A partir delas é que os realizadores audiovisuais Daniel Choma e Tati Costa desenvolveram o projeto “Memórias e harmonias da Banda da Lapa”, pesquisando fotografias, realizando entrevistas, vídeos e textos sobre a trajetória histórica desta que é uma das três bandas com maior tempo de atividade em Florianópolis, ao lado da Comercial e Amor à Arte.


 

Foram 41 entrevistas, três meses acompanhando a banda em seu cotidiano e apresentações. O processo vivido reforça a importância dos mais velhos como guardiães da memória social. Sem eles, não se poderia conhecer melhor o que se passou e, portanto, não se poderia reconhecer nem valorizar o ponto em que se chegou. Foram nos manuscritos e lembranças de Alécio Heidenreich - 82, neto, filho e irmão de músicos da Banda da Lapa - que se deu o principal impulso para a realização deste trabalho. Alécio, das memórias transcritas detalhadamente na forma de textos. Das lembranças tantas vezes contadas, mas em quem o brilho nos olhos é maior a cada recontar.

 

 

“Do ar”, “O sopro”, “O pulso” e “A pausa”, quatro partes de um mesmo compasso, as Memórias e Harmonias da Banda da Lapa. O Livro DVD Memórias e harmonias da Banda da Lapa reúne parte da pesquisa realizada, como um pequeno memorial. Memorial parcial e para sempre incompleto, haja visto que o tempo é imagem em movimento e a história continua. Dia a dia, grão a grão, nota por nota.

 

 

Produzido pela Câmara Clara e com o apoio da Banda da Lapa, o trabalho foi viabilizado através de seleção no prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura, realização do programa Cultura Viva, Mais Cultura, Funarte, Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal.

A democratização do acesso aos resultados gerados se fez na distribuição gratuita de 50% dos exemplares do Livro DVD a escolas, bibliotecas, cineclubes, Pontos de Cultura e comunidades de Florianópolis e, ainda, pela montagem de uma Exposição Fotográfica e a exibição pública dos documentários resultantes.

Clique aqui para fazer o download gratuito do Livro Memórias e Harmonias da Banda da Lapa.

 

 


Livro DVD
Memórias e harmonias da Banda da Lapa

1ª edição. Daniel Choma e Tati Costa (organizadores).

Descrição: Livro DVD de 52 páginas, capa dura, encadernação costurada, formato 14x21cm. Miolo: papel couché fosco 150 gr com verniz base dágua, 4x1 cores. Inclui DVD de Vídeo com cinco documentários, totalizando 62 minutos.

Destinado à distribuição gratuita dirigida.

Ficha técnica
Memórias e harmonias da Banda da Lapa

Ano de publicação: 2011.
Cidade: Florianópolis-SC.

Direção, Fotografia, Roteiro e Edição: Daniel Choma.
Pesquisa e Produção:
Tati Costa.
Produção:
Câmara Clara – Instituto de Memória e Imagem.
Apoio: Banda da Lapa – Sociedade Musical e Recreativa Lapa – Ponto de Cultura Educação Musical Popular.
Realização: Cultura Viva, Mais Cultura, Funarte, Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal.