Documentário
Ao aroma do café
Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Nestlé apresentam | Documentário Ao aroma do café | a cafeicultura nas décadas de 1950 e 1960 | o olhar de Armínio Kaiser

Logo central

Placeholder data

Produção fotográfica de Armínio Kaiser sobre a cafeicultura

1976
Negativos de acetato 6x6 cm
141
Slides diapositivos
212
Negativos 35 mm
10976
Copiões em papel

Estados do Brasil fotografados por Armínio Kaiser

Paraná
São Paulo
Bahia
Outros (MG e SC)

Sinopse

Sob a sonoridade da viola caipira o olhar percorre os trilhos do tempo: dos terreiros da memória às areias movediças da história.

Quais os segredos latentes nas fotografias de Armínio Kaiser? Quais memórias e esquecimentos?
Por mais de cinquenta anos, mais de duas mil fotografias realizadas por Armínio Kaiser permaneceram guardadas, à espera, em antigas latas de biscoito. A luz e o ar foram capazes de corroer o ferro, mas não os sais de prata. Registradas entre 1954 e 1970, retratam o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira, principalmente nos estados de São Paulo e Paraná (onde Armínio Kaiser atuou como agrônomo do Instituto Brasileiro do Café), mas também na Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. No documentário Ao aroma do café, historiadores, agrônomos, trabalhadores do café e familiares de Armínio Kaiser dão ânima às suas fotografias. Olhares, vozes e sentidos em torno de quadros silenciosos que permanecem à espreita, a provocar antigos sentimentos e novos questionamentos.

Downloads

legendas das fotos presentes no filme
Clique aqui para baixar o arquivo PDF contendo data e local de cada umas das imagens fotográficas presentes no documentário Ao aroma do café.
download do livro
Clique aqui para fazer download das primeiras 45 páginas do livro Ao aroma do café, editado pelo Instituto Câmara Clara em 2012, contendo artigos de Ana Luiza Martins, Paulo César Garcez Marins, Vitor Carvalho, Armínio Kaiser e organizadores.
download do filme
Clique aqui para baixar o documentário Ao aroma do café em alta resolução.

Parcerias