O projeto Memórias da Cidade - Ecos
foi realizado no ano de 2007 e envolveu trinta e cinco idosos de duas comunidades de Londrina, Paraná.


 

Estudantes em processo de alfabetização no EJA da Escola Municipal Carlos Kremer e idosos do grupo Unati, da Universidade Estadual de Londrina, participaram das oficinas de Imagens e Histórias em Movimento, coordenada pelos membros da Câmara Clara, Tati Costa e Daniel Choma.

 

 

A realização em diferentes comunidades permitiu visualizar as diversidades culturais e realizar o intercâmbio de experiências na integração vivencial.

 



As oficinas de Fotografia e Memória resultaram na narração de histórias a partir de fotografias dos participantes e da cidade de Londrina. As histórias reunidas em cada oficina foram apresentadas em três locais, trazendo a comunidade para o espaço de encontro dos grupos e levando as histórias para as escolas da comunidade.




As oficinas de Produção Radiofônica resultaram em 8 “curtas radiofônicos” abordando em linguagem experimental histórias de Londrina revisitadas nas memórias dos participantes.

 

 

Os curtas foram reunidos em DVD e distribuídos às escolas parceiras juntamente com proposta de trabalho que envolveu alunos na reflexão, discussão e expressão dos temas abordados. Os DVDs também foram distribuídos a rádios de Londrina e rádios comunitárias.

 



As oficinas foram registradas em fotografia e vídeo, gerando 08 curtas documentários que abordam - na linguagem audiovisual - histórias dos personagens reais envolvidos. Discutindo o envolvimento das comunidades com o fazer artístico, a memória em cena e o viver na cidade, os vídeos e as fotografias foram exibidos ao longo do ano nas comunidades trabalhadas, escolas e espaços públicos do circuito cultural londrinense.

 

Ficha técnica

Direção de Produção e Pesquisa:
Tati Costa

Foto, Vídeo e Comunicação:
Daniel Choma

Assessoria Gráfica:
Edson Luis da Silva Vieira

Revisão de Textos:
Euclides Sandoval

Realização:
Câmara Clara
- Instituto de Memória e Imagem

Patrocínio:

Programa Municipal de Incentivo a Cultura
Secretaria de Cultura - Prefeitura de Londrina