Entre os anos de 1981 e 1983,

as pedras rolaram em Atibaia-SP.

A denúncia da extração irregular de granito e da instalação de um loteamento nas proximidades da Pedra Grande sensibilizou a população.

Ainda sob ditadura militar, Atibaia assistiu ao surgimento de um movimento organizado, criativo e articulado que foi às ruas, informou, debateu, cantou e conquistou difíceis batalhas para a época:o tombamento de uma área natural como patrimônio estadual e a criação de leis de proteção ambiental para a Serra de Itapetinga.

Bombeiros e beija-flores, a luta continua.

 

 

 

Assista aqui
Pedra Grande . DOC

 


DOCUMENTÁRIO DE DANIEL CHOMA E TATI COSTA

40 MINUTOS | NTSC | COR | ATIBAIA - SP - BRASIL | 2009

FOTOGRAFIAS PB: EUCLIDES SANDOVAL

REALIZAÇÃO: INSTITUTO CÂMARA CLARA

PATROCÍNIO: SECRETARIA DE CULTURA E EVENTOS DE ATIBAIA

 

 
Ação, tomada de consciência
Pedra Grande Inter-Ação Ecológica de Atibaia *

Palestras, mesas-redondas com especialistas em ecologia, panfletos, reuniões, entrevistas em rádio, jornais, contatos com a população, líderes políticos e comunitários, mais de duzentos artigos, passeatas, mutirão de limpeza da Pedra Grande, festas para arrecadação de fundos e promoção. Movimento voltado para o interesse da qualidade de vida da população. Sempre reagindo à fácil rotulação dos ‘ismos’. Mais de dois anos em defesa da Serra da Pedra Grande. Não se pode pensar em bem estar social sem que se esteja de bem com a natureza. E o primeiro passo é deixa-la como está, sem tratores que a rasguem, sem concretagens, nem o pisoteamento das ondas dos passos turísticos. Preferimos o ‘rural serrano’ sugerido pelo professor Aziz. Lutamos pelo reconhecimento da Serra como nosso patrimônio maior, ao lado do clima, da água, das raízes culturais. Estamos muito preocupados, também, com o alimento cultivado em nossas terras. Somos contra o uso indiscriminado dos venenos agrícolas. Quanto à Serra e à natureza de Atibaia, não nos atraem os cartões postais, coloridos mas sem vida. Estamos atentos e contamos com a população na luta preservacionista da natureza e seus espaços. Queremos a mais livre movimentação, sem excesso de fiscalização e placas proibitivas. É preciso educar desde cedo – e educação é um processo – na fundamental questão ambiental. Já em nosso manifesto de 14 de agosto de 1981 pedíamos um Plano Diretor para a cidade. No Plano se deverá prever qualquer obra antiecológica. O processo ambientalista e cultural da cidade não se esgota com o tombamento, ao contrário, assinala a maior responsabilidade da população em garantir o que consquistou. É marco fundamental da fase em que é devolvido à população o legítimo controle de seu destino, bem como da sorte de seu meio ambiente. As idéias que nos norteiam pressupõem os princípios ‘ecologia’, ‘autonomia individual e dos grupos sociais’, ‘preservação ambiental’, ‘descentralização administrativa visando contribuir para a implantação de uma democracia concreta.

Maio de 1983, ano da Pedra Grande.


* Trecho do panfleto "Da ameaça ao tombamento", do Movimento em Defesa da Serra da Pedra Grande. Atibaia-SP, Maio de 1983.

 

Circulação

Pedra Grande.DOC foi lançado no Festival de Inverno de Atibaia (SP), no dia 31 de julho, às 19h30 horas, em sessão especial do Curta na Praça da Matriz. O documentário foi exibido também na Mostra Ambiental do 5º Curta Atibaia, em 2009, e circula pela cidade em exibições educacionais cineclubistas.

Quarenta cópias do DVD Pedra Grande.DOC foram distribuídas gratuitamente em Atibaia entre pessoas e instituições ligadas ao movimento ecológico atual, cineclubes, escolas e bibliotecas públicas.



Caso você tenha interesse em adquirir um
DVD Pedra Grande.DOC
, envie um e-mail para camara.clara@yahoo.com.br

O custo por DVD é de R$20,00 + despesas de envio.



Ficha técnica

Pedra Grande . DOC
Documentário | DVD | 40 minutos | 2009 Atibaia-SP

Direção, Fotografia e Edição
Daniel Choma

Pesquisa e Produção
Tati Costa

Fotografias do movimento (1981-1983)
Euclides Sandoval

Trilha sonora
Conjunto Pedra 90
Alma Terra Duo

Entrevistados
Euclides Sandoval, Fabio Feldmann, Maria De Lourdes Volpi (Udi), Dito Queiroz, José Roberto Trícoli (Beto Trícoli), Marcio Emílio Zago, Élsie Monteiro Da Costa, Cecília Zilda Kuchembuck Dos Reis, Edson A. Gonçalves (Beleza), Fabio Napolitano, Gilberto Sant´Anna, Eduardo Aparecido Da Silva (Capacete)

Realização
Instituto Câmara Clara - memórias em movimento

Patrocínio
Prefeitura da Estância de Atibaia | Secretaria de Cultura e Eventos | Edital de Premiação a Projetos Artísticos e Culturais | Orçamento Participativo 2008