Os movimentos do tempo

em um lugar muito especial de Atibaia...




 


O projeto Memória e Cotidiano do Bairro do Portão foi realizado entre setembro de 2007 e abril de 2008 na cidade de Atibaia-SP e resultou na produção do documentário Portais e de um vídeo sobre a oficina de Imagem e História em movimento realizada com estudantes da escola municipal local.

 

 

A Oficina
Uma Oficina de Imagem e História em Movimento envolveu mais de 100 estudantes da Escola Municipal Nelson Pedroso, e dela resultaram fotonovelas, painéis fotográficos e curtas em vídeo.


Num processo de construção coletiva os estudantes buscaram em suas próprias realidades, em suas próprias noções de mundo, representações imagéticas do bairro em que vivem, a rua, a casa, a vizinhança.

 

 

Através da fotografia, do desenho, da oralidade e de breves escritos, as atividades orientadas geraram percepções e afeições das crianças sobre o presente do bairro, enquanto as entrevistas com velhos moradores nos remeteram a uma outra temporalidade, das histórias de um passado, trazidas à tona em narrativas e imagens da memória.

 

 


O filme

Com duração de 26 minutos (DV-2008), Portais traz o depoimento de diversos moradores do bairro, idosos em sua maioria, entrecortando suas memórias e seus cotidianos.

Disponibilizado em DVD, mais de quarenta cópias foram distribuídas gratuitamente a entidades culturais e educacionais de Atibaia, moradores do Bairro e festivais de cinema.

Para disponibilização na Internet e circulação em festivais de curtas, editou-se uma nova versão, intitulada Portais - versão 13, que você pode assistir logo abaixo.





 

 

 

 


Ficha técnica

Direção, Fotografia e Edição: Daniel Choma

Coordenação da Oficina, Pesquisa e Produção:
Tati Costa

Realização: Instituto Câmara Clara

Patrocínio: Secretaria de Cultura e Eventos de Atibaia-SP