Reconhecimento

Instituto Câmara Clara recebe prêmio
Pontos de Memória, concedido pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus.


Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas dedicadas à construção de memória social e a práticas museais desenvolvidas por grupos, povos e comunidades, foram premiadas 48 iniciativas de Pontos de Memória.

Os Pontos de Memória desempenham um papel importante para atender aos diferentes grupos sociais brasileiros que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus.


O Instituto Câmara Clara inscreveu um histórico de ações desenvolvidas desde 2007, que já somam 15 projetos culturais em três estados brasileiros e um público de mais de 20 mil pessoas beneficiadas pelos produtos culturais resultantes.



A principal motivação foi a convergência entre as propostas do que o IBRAM reconhece c
omo Pontos de Memória e as atividades que inspiram todo o trabalho da Câmara Clara, a considerar que todo grupo social é digno de ter suas memórias registradas e suas histórias transmitidas a outras gerações, com o reconhecimento de suas lembranças e respeito aos seus espaços de convivência.

Nas diversas comunidades onde já se realizou projetos do Instituto Câmara Clara, identificou-se que as apropriações dos movimentos da história são diversas em cada espaço social e realidade cultural. As interfaces da micro-história justificam os testemunhos sobre modos como as comunidades se organizam e negociam com os movimentos da historicidade, ligados às temporalidades e espacialidades onde estão inseridas.

Por isso, tem-se como compromisso central das ações o retorno aos grupos envolvidos, através dos registros de memória que protagonizaram. Relevantes para a democratização da fruição cultural com respeito à diversidade, pois, ao receber um DVD, livro, ou se apresentar para seu grupo social num documentário ou narração de histórias, a pessoa envolvida reflete sobre seus saberes, seus modos de viver e sua interação social com a comunidade.

Outra motivação foi divulgar as ações desenvolvidas e as percepções reunidas ao longo dos cinco anos de atividades. Acreditamos que a comunicação entre diferentes grupos, com intercâmbio das experiências em rede, é produtivo para o fortalecimento mútuo das ações deste caráter em todo o Brasil. A troca de experiências em campos de pesquisa e de circulação de informações visa difundir, dar legitimidade e promover a inserção de grupos e comunidades específicas nas disputas pelo reconhecimento de suas memórias. Porque colocar histórias locais em um panorama referencial sobre a História contribui para que personagens, muitas vezes silenciados nos discursos oficiais, ocupem a cena.

A premiação será dedicada à organização do Centro de Memória Musical da Lapa, como iniciativa de Ponto de Memória no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis-SC.